Pesquisa Quaest mostra leve queda na aprovação do governo Lula











A avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inverteu a tendência de alta e passou a registrar uma leve queda, segundo a nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (12). O levantamento aponta que 50% dos brasileiros desaprovam a gestão petista, enquanto 47% a aprovam.


Os números invertem o cenário observado nos meses anteriores, quando a aprovação vinha em crescimento, mesmo dentro da margem de erro. Os dados atuais indicam que a aprovação recuou de 48% em outubro para os atuais 47%, e a desaprovação avançou de 49% para 50%. Com isso, a diferença entre aprovação e desaprovação aumentou para três pontos percentuais, após estar em empate técnico (diferença de um ponto) no levantamento anterior. O índice de entrevistados que não sabe ou não respondeu permaneceu em 3%.


De acordo com a Quaest, a interrupção na melhora da avaliação do governo pode estar ligada a fatores recentes, como a megaoperação policial no Rio de Janeiro, as declarações do presidente sobre o tema e o consequente aumento da preocupação da população com a segurança pública. Este é o segundo levantamento consecutivo em que os índices de aprovação e desaprovação se encontram em empate técnico.


Entre o grupo de eleitores considerados independentes, a desaprovação subiu quatro pontos, alcançando 52%, enquanto a aprovação nesse segmento caiu três pontos, chegando a 43%. Para este grupo, a margem de erro é de quatro pontos percentuais.